Autenticação Multifator (MFA)

A autenticação de dois fatores (MFA: Multi-Factor Authentication) é uma camada extra de segurança essencial para proteger as informações da sua empresa.

No PropertyDocs, garantir a segurança é crucial, principalmente em relação às informações de suas unidades e documentos. Para habilitar a autentificação em dois fatores (MFA) é necessário acessar o seu perfil.

Para acessar o seu perfil, selecione o ícone de usuário (pode ser tanto no canto superior direito quando no esquerdo). Ao selecioná-lo, as opções "Meu Perfil" e "Logout" ou ainda "Ver perfil" e "Notificações" vão aparecer logo abaixo dele.

Canto superior esquerdo
Canto superior direito

Ao acessar "Meu Perfil" aparecerão as suas informações. Por lá, você conseguirá editar suas preferências de notificação, acessar seu histórico de login, alterar sua senha e habilitar a autentificação em dois fatores (MFA).

Ao selecionar "Habilitar autentificação em dois fatores (MFA)" uma tela com o código QR (ou ainda uma chave, caso não consiga escanear o código QR) que deve ser escaneado com o seu aplicativo autentificador (seja ele Google Authenticator, Microsoft Authenticator, etc).

Assim que o PropertyDocs estiver cadastrado no aplicativo autentificador de sua preferência, preencha o campo "Código de verificação" com o código que o seu aplicativo gerar.

Ao selecionar "Continuar" você voltará para a tela "Meu Perfil". Agora, no lugar da opção de habilitar, existe a opção "Desabilitar autentificação em dois fatores (MFA)".

Na próxima vez que você logar no sistema ele irá pedir o código de verificação. Caso esteja em um dispositivo de confiança e use sempre o mesmo navegador, você pode selecionar "Lembrar este dispositivo" e esse código não será mais necessário nesse dispositivo.

Caso selecione "Lembrar este dispositivo" uma nova opção surgirá em "Meu Perfil". Chamada "Esquecer esse dispositivo", caso seja selecionada, fará com que seja obrigatório informar o código de verificação gerado pelo seu aplicativo autentificador na próxima vez que acessar o sistema.

É necessário realizar o processo de autenticação em dois fatores em todos os logins?

Não.

Após configurar o dispositivo como confiável (opção de "Lembrar este dispositivo" citada anteriormente), a autenticação em dois fatores não será solicitada em todos os logins.

Porém, se houver limpeza de cache, uso de janela anônima ou um navegador diferente, será necessário inserir o código novamente.

Como a autenticação de dois fatores funciona na prática?

Quando a autenticação de dois fatores (MFA) estiver ativada, após inserir a senha, os usuários precisarão fornecer um código de autenticação gerado pelo aplicativo autentificador de sua escolha.

Esse código é atualizado regularmente e garante que, mesmo que a senha seja comprometida, o acesso não será concedido sem o código adicional.

A configuração da ativação deve ser realizada por usuário e preferencialmente em seu celular ou em um celular da empresa.

Por que é necessário implementar a autenticação de dois fatores (MFA)?

A autenticação de dois fatores (MFA) adiciona uma camada extra de segurança, tornando muito mais difícil para pessoas não autorizadas acessem informações sensíveis.

Com o aumento das ameaças cibernéticas, é crucial proteger suas credenciais e assegurar que apenas pessoas autorizadas possam acessar suas contas.

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